Não sabe como preparar, Regueifa de maçã?
A tradição deste pão domingueiro chamado regueifa, liga-nos de imediato à época da Páscoa. É uma receita doce e deliciosa à qual adicionámos a maçã, um ganho extra de sabor a fruta que combina muito bem.
Ingredientes
Instruções
1 . Deite a água e o fermento de padeiro no copo e programe 2 minutos, a 37° C, na velocidade 2.
2 . Adicione 100 g de farinha e programe mais 15 segundos, velocidade 5. Raspe as paredes do copo com a espátula, coloque a tampa e deixe levedar 20 minutos.
3 . Junte a restante farinha, os ovos inteiros, 170 g de açúcar, a raspa da casca do limão, o vinho do Porto e o azeite e programe 4 minutos, velocidade Amassar.
4 . Retire a massa do copo, molde em bola, polvilhe com um pouco de farinha e coloque-a numa tigela. Tape com um pano e deixe levedar em local quente durante 1 hora.
5 . Coloque a maçã descascada, limpa de caroços e cortada em pedaços, no copo, junte o amido de milho, as amêndoas laminadas, 50 g de açúcar e a canela em pó e pique 5 segundos, velocidade 4. Reserve.
6 . Divida a massa em duas porções e estenda cada uma num rectângulo com cerca de 50×15 cm. Espalhe o recheio de maçã sobre as placas de massa, deixando uma orla à volta com cerca de 1,5 cm. Enrole como se fosse uma torta e entrelace os rolos obtidos, unindo as pontas de modo a obter uma coroa.
7 . Coloque a coroa de massa sobre um tabuleiro do forno forrado com papel vegetal, tape com um pano e deixe levedar mais 1 hora em local quente.
8 . Pré-aqueça o forno a 180° C, na função calor circulante.
9 . Pincele a regueifa com a gema de ovo, polvilhe com o restante açúcar e leve ao forno cerca de 40 minutos.
10 . Se achar que a crosta está a ficar demasiado escura coloque uma folha de papel vegetal sobre a regueifa.