Não sabe como preparar, Tarte de maçã com crumble?
Uma tarte rica em sabor, ideal para servir num lanche caseiro acompanhado de um chá aromático. Decore a tarte com o crumble, os fisális e a amêndoa laminada.
Ingredientes
Instruções
1 . Descasque as maçãs, tire-lhes os caroços, corte-as em pedaços pequenos para dentro de um tacho. Junte as tiras de casca de limão (só a parte vidrada) e o açúcar amarelo e leve ao lume. Deixe cozinhar até a maçã estar macia e a desfazer-se. Retire do lume e deixe arrefecer.
2 . Ao mesmo tempo prepare a massa. Triture metade da amêndoa num processador de cozinha e reserve-a.
3 . Deite no copo do processador o açúcar, 350 g de farinha e a canela. Misture bem pressionando a função pulse 3 a 4 vezes. Adicione a manteiga (que deve estar bem fria) cortada em cubos e volte a pressionar a função pulse até a mistura ter o aspecto de areia.
4 . Retire cerca de 300 g da mistura anterior para uma tigela, junte-lhe as restantes amêndoas laminadas e espalhe sobre um tabuleiro de forno, previamente forrado com papel vegetal.
5 . Entretanto, junte as amêndoas trituradas à restante mistura que ficou no processador e ligue mais uma vez na função “pulse” para misturar. Adicione o ovo e o sumo do limão e ligue o processador apenas o tempo necessário para a massa agregar.
6 . Deite a massa no centro de uma tarteira de 30 cm de diâmetro, de fundo amovível e forrada com papel vegetal. Vá polvilhando a massa com a restante farinha e espalme-a com as mãos de modo a forrar uniformemente o fundo e as paredes laterais da tarteira.
7 . Leve ao frigorífico e deixe repousar cerca de 20 minutos. Pré-aqueça o forno a 185 °C na função calor ventilado e com grelha inferior.
8 . Cubra a massa com uma folha de papel vegetal e por cima encaixe uma forma com o mesmo diâmetro. Coloque a tarteira no forno, na parte inferior, e encaixe o tabuleiro com a mistura areada na grelha central. Deixe no forno cerca de 15 minutos, ou até a massa estar dourada. A meio do tempo solte a mistura areada (crumble) com um garfo.
9 . Tire o tabuleiro com o crumble do forno. Retire também a forma e a folha de papel vegetal que colocou sobre a tarteira, deixando a base da tarte cozinhar mais 5 minutos, ou até estar dourada. Retire-a e deixe arrefecer.
10 . Espalhe o recheio de maçã, já frio, sobre a base e por cima polvilhe com o crumble. Decore com as fisális e com a amêndoa laminada.