Não sabe como preparar, Tajine de frango com abóbora e hortelã?
Tipicamente marroquina, a tajine é uma panela com tampa em forma de cone que impede a saída de vapor. Este prato, cozinhado a baixas temperaturas, conserva o melhor sabor do frango, da abóbora e da hortelã. É a receita ideal para um almoço de fim de semana.
Ingredientes
Instruções
1 . Separe as pernas das coxas e corte as coxas ao meio. Retire o excesso de pele e gorduras e coloque o frango dentro de um saco de plástico.
2 . Numa taça, misture metade do sal com as especiarias. Adicione um pedaço de gengibre pelado e ralado, o sumo de um limão e a malagueta, limpa e picada, e misture bem. Adicione a pasta ao frango, envolva, feche o saco e reserve-o no frigorífico algumas horas ou de um dia para o outro. Agite de vez em quando.
3 . Aqueça o azeite numa tajine em lume forte e aloure os pedaços de frango de ambos os lados.
4 . Corte as chalotas descascadas em quartos e pique bem os alhos. Corte o aipo já lavado em lâminas finas. Baixe o lume, adicione os legumes ao frango, tape e deixe suar 10 minutos.
5 . Corte a abóbora em fatias e as tâmaras em rodelas e espalhe-as sobre o frango.
6 . Salpique com o restante sal e adicione o pau de canela e um pé de hortelã. Tape e cozinhe em lume brando cerca de 1 hora e 15 minutos, agitando de vez em quando.
7 . 10 minutos antes de terminar, misture os cuscuz com a raspa da casca da laranja. Esprema o sumo da laranja e leve-o ao lume com a água e quatro colheres de sopa do molho do frango.
8 . Deixe levantar fervura e deite sobre os cuscuz. Mexa com um garfo, tape e deixe hidratar.
9 . Polvilhe o frango com as amêndoas e as sementes de sésamo, previamente tostadas, e decore com hortelã e o restante limão em gomos.
10 . Solte os cuscuz com um garfo e sirva-os a acompanhar o frango.